Rede de parceiros, de cooperação, de profissionais: existem várias denominações e formas de se unir a outra pessoa ou empresa de modo que seja vantajoso para ambas as partes. Cada vez mais difundidas no mercado, essas soluções permitem agregar algo ao que já é ofertado ao mercado. Entre outros exemplos, podem proporcionar uma expertise que interessa ao público-alvo, o aumento da capacidade produtiva ou atendimento em um local distante. Porém, o sucesso dessa parceria depende de uma série de alinhamentos:
1) Propósito: as partes envolvidas precisam ter sintonia sobre aonde querem chegar.
2) Valores: não precisam ser iguais, mas a forma como os negócios são conduzidos necessitam ser norteados pelos mesmos princípios. A ética é imprescindível na relação. Se uma das partes prioriza a satisfação do cliente, a outra, obrigatoriamente, também deverá. Caso contrário, em algum momento, haverá conflito entre as partes da rede.
3) Qualidade da entrega: todos precisam ter o mesmo nível de qualidade para que o cliente não perceba diferença entre um e outro. Para quem é atendido, independentemente do número de parceiros envolvidos, é um fornecedor só. Por isso, se uma das partes peca na qualidade da entrega, prejudicará todos da rede.
4) Comunicação: deve ter coerência para ambos. Apesar da rede, cada um continuará com seus trabalhos individuais, e as formas de se posicionar no mercado não pode entrar em conflito. A postura profissional e a apresentação pessoal precisam estar em sincronia.
5) Envolvimento: todos devem dedicar a mesma energia à parceria. É preciso haver disposição, pois tudo o que é novo demanda um esforço a mais até que entre no fluxo do dia a dia. Até então, demandará muito trabalho. O retorno será diretamente proporcional ao investimento de energia. Havendo dissonância no envolvimento, um se desenvolverá mais que o outro, perdendo o sentido da parceria.
6) Procedimentos: precisam ser criados e seguidos por todos os envolvidos na rede de parceiros. Será um diferencial no atendimento ao cliente, com o objetivo de equalizar o que será percebido por ele.
O domínio desses seis principais desafios é determinante para o sucesso e a continuidade da parceria. Proporciona aos profissionais da rede amplitude de crescimento, desenvolvimento, conhecimento e ganhos financeiros maiores do que o trabalho individual. E, por outro lado, oferecem aos clientes unificação de expertises, capacidade produtiva e abrangência territorial em um único fornecedor, com atendimento uniforme, proximidade e satisfação.
Dulce Emídio
Coordenadora da CDI – Central de Diligências
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